PRESSÃO ESTÉTICA
- Projeto Brio
- 11 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de set. de 2021
Acne
É importante que você saiba que mesmo que se ame e que se aceite não quer dizer que vai se sentir bem com todas as partes do seu corpo, e está tudo bem se quiser fazer tratamento para acne se elas te fizeram muito mal, agora vamos entender de onde venho isso, o porquê você se sente mal com a acne, uma característica sua.
Acne é um tabu na nossa sociedade, além disso é o "carro-chefe" do bullying, principalmente na adolescência, que faz com que criemos inseguranças em nós. Justamente por ser um tabu, não existem muitas pessoas falando sobre isso abertamente na internet, então acaba que nós, pessoas com acne, não temos referências para nos sentirmos bem, ainda mais nesse mundo de redes sociais, onde todos usam filtro e photoshop para se sentir melhor com a acne.
PodCast-
Fizemos um podcast com o relato de uma pessoa que já sofreu com acne, está incrível!!! Clique aqui para ouvir.
YouTube- Vídeos
Como uma pessoa que tem espinhas/acne, você provavelmente já percebeu que não existe muita referência e pessoas que falem abertamente sobre o assunto, na nossa sociedade a espinha/acne é vista como algo ruim e a grande maioria das pessoas tenta esconder ou tirar. Nos vídeos abaixo temos pessoas que sofreram com comentários negativos relacionados a sua pele, como lidaram com as espinhas/acnes isso e aceitaram sua pele do jeito que é.
"PELE, ACNE E O HYPE DA SKINCARE | PRETA ARAUJO"- No vídeo da Preta Araujo ela fala sobre como o “hype” do skin care afeta pessoas com acne e manchas na pele, ela também fala um pouco do processo que ela teve para lidar melhor com a acne e não ter tantos problemas de auto estima. Confira o link.
"MINHA RELAÇÃO COM AS ESPINHAS | O Poder da Gravata"- Larissa conta no vídeo a relação dela com as espinhas desde que era mais nova e como aceitou isso, traz também uma reflexão em relação às espinhas para que você que também tem algum problema de auto estima reflita sobre essa insegurança. Confira o link.
"Espinhas, um problema meu."- Por ter acne, muitas vezes pessoas desconhecidas falavam de forma invasiva e irresponsável para Jessica maneiras que ela poderia tirar suas espinhas, já assumindo que existe uma coisa errada com ela, o'que fez que ela se sentisse mal com isso por muito tempo, já que recebeu muito desses comentários ainda na adolescência. Confira o link.
YouTube- Canais
Abaixo, indicamos dois canais para te ajudar a se aceitar e lidar com a acne de forma saudável e responsável, com dicas para que você, caso se sinta mal com a sua pele, possa se sentir melhor com ela.
Canal: Suellen Neves
Você já ouviu falar sobre pele livre? É bem parecido com o “corpo livre”, um movimento que fala que todos são livres para ter a pele que se sinta melhor sem ser julgado. Isso está presente no canal do YouTube de Suellen e, além disso, ela também traz ela fala sobre coisas que ajudam suas acnes para que você se sinta melhor com você mesmo. Clique aqui para seguir ao vídeo sugerido. No vídeo Suellen traz uma das causas da acne, a ansiedade. Ela explica sobre como e porque isso acontece.
Canal: Ana Poli
Como vimos nos vídeos no YouTube mais para cima, muitas pessoas falam sem nem que a gente tenha perguntado sobre coisas que você poderia fazer para “melhorar” sua pele, essas informações vêm muitas vezes de forma irresponsável, como passar limão e pasta de dente no rosto. No canal da Poli você não precisa se preocupar com isso, lá ela fala de forma responsável sobre coisas que você pode, caso queira, fazer para se sentir melhor com suas acnes, além de trazer um pouco de como se aceitou e sobre sua trajetória com a acne. Clique aqui para seguir ao vídeo sugerido. O vídeo traz uma mensagem a todos que odeiam sua pele, lembrando que isso não define a sua beleza ou quem você é.
Instagram- páginas e perfis
Como vimos nos vídeos do YouTube acima muitas pessoas, até mesmo pessoas desconhecidas falam de forma invasiva e desrespeitosa sobre como “cuidar” melhor da sua pele, muitas vezes essa informação vem de forma irresponsável, além de fazer mal psicologicamente, já que fazem esses comentários assumindo que tem algo de errado com você. Pensando nisso, as recomendações de páginas do Instagram de hoje trazem conteúdos sobre como cuidar da a acne de forma responsável, ajudando quem tem essa insegurança a aceitar isso de forma saudável.
Perfil: Kéren Paiva
Se você tem problemas para aceitar suas acnes no rosto ou até mesmo no corpo, a @kérenpaiva é ideal para você. Na página, ela traz conteúdos relacionados com a aceitação das suas acnes com mensagens, reflexões, dicas de como lidar com comentários negativos em posts incríveis e inspiradores.
Perfil: MAYA MEDINA
A psicóloga Maya fala no seu Instagram como aceitar a acne, trazendo referência e normalizando uma pele normal, com espinhas, olheira e manchas.
Perfil: SU NEVES
Sabemos que é bom que nos aceitemos como somos, mas isso não significa que você tenha que viver com algo que te incomode e que não seja bom para sua saúde mental. Na sua página do Instagram, Suellen dá dicas e recomendações de como lidar com a acne de forma saudável, tanto para sua pele quanto para sua saúde mental.
Comments