GORDOFOBIA
- Projeto Brio
- 5 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Bullying
No post de hoje abordamos o assunto BULLYING, trazendo vários conteúdos voltados para pessoas não gordas, os opressores. Mas antes de começarmos, você sabe o que é o bullying? No nosso site já trouxemos conteúdos sobre a gordofobia, que são assuntos bem parecidos, mas não é a mesma coisa, vamos entender a diferença entre eles agora.
Diferente da gordofobia, que não necessariamente precisa que tenha duas partes físicas, duas pessoas, no bullying isso é uma característica, que tenha pelo menos duas pessoas participando dessa ação, a vítima e o opressor.
Para que você consiga identificar e denunciar situações de bullying que presenciar ou vivenciar trouxemos conteúdos que te ajudem com isso, para que você consiga impedir que mais pessoas vivenciem esse problema que deixa diversas cicatrizes na vida.
Entrevista-
YouTube- Vídeos
Nos vídeos abaixo temos recomendações de vídeos que trazem relatos de pessoas que sofreram/sofrem bullying e as consequências que isso traz para a vida da vítima. Nossa intenção com essa recomendação é que pessoas magras percebam toda a problemática por trás do bullying e que pessoas gordas possam perceber os sinais do bullying e consiga denunciar esse problema.
BULLYING:CARACTERÍSTICAS,CONSEQUÊNCIAS E TIPOS|ANAHY D’AMICO- A psicóloga Anahy aborda no vídeo os tipos de bullying, para que a vítima saiba reconhecer o problema e explica sobre o'que é o bullying, falando sobre as características desse grande problema, também fala sobre as formas de uma pessoa que está ali vendo aquilo acontecer, impedir que o agressor continue cometendo o bullying. Confira o link.
Como lidar com o Bullying. Psicóloga Raquel Shimizu alerta envolvidos- No vídeo da psicóloga Raquel bate um papo com os pais, com a escola, com a vítima de bullying e com o opressor. Ela alerta os sinais de bullying e as maneiras de lidar e denunciar o mesmo. Confira o link.
SOFRI BULLYING E APANHEI POR SER GORDO- Abaixo temos outra recomendação de vídeo onde Kevin narra a história de um amigo dele que sofreu bullying na infância, assim alertando o agressor sobre as consequências que o bullying pode gerar. Confira o link.
GORDOFOBIA - PRECONCEITO CONTRA OBESO | TESTE DO CORONATO- No vídeo se trata de um teste feito pelo canal Coronato. O cliente é acima do peso e eles irão ver a reação do garçom, se vão tratá-lo mal.
YouTube- Canais
Disponibilizamos dois canais do YouTube, onde você encontra mulheres gordas que lutam contra a gordofobia ensinado ao opressor coisas que não se deve falar para outras pessoas gordas e mostrando um pouco sobre situações que pessoas gordas passam diariamente na sociedade gordofóbica em que vivemos.
Canal: ALEXANDRISMOS
Além de gordofobia, Alexandra traz várias outras pautas sociais no seu canal, e sobre o assunto de gordofobia ela tem vários vídeos direcionados ao opressor, ensinando expressões e coisas que não se deve falar para uma pessoa gorda. Abaixo temos um vídeo sobre os “elogios” que não se deve dar a uma pessoa gorda. Clique aqui para seguir ao vídeo sugerido.
Canal: Tamanho grande
Agnes traz no seu canal somente conteúdos sobre gordofobia, traz preconceitos que pessoas gordas passam diariamente, tendo assim uma grande visibilidade as pessoas gordas. Abaixo tem um vídeo sobre "gordofobia na infância", onde ela lê a história sobre quando a mesma era uma criança gorda. Clique aqui para seguir ao vídeo sugerido.
Instagram- páginas e perfis
Acreditamos que uma das maneiras de impedir que você se torne ou continue sendo um opressor é ter mais contato com o corpo gordo e perceba que isso é uma coisa totalmente normal para que não trate pessoas gordas com preconceito. Abaixo temos perfis do Instagram, para que você tenha mais contato com pessoas gordas no dia-a-dia.
Perfil: ALEXIA TAMIRA
Alexia é uma influencer que ficou famosa pelo aplicativo TikTok por dançar e postar conteúdos de comédia. Estava sempre usando croppeds, uma peça de roupa que a sociedade diz que mulheres gordas não podem usar, e foi por isso que se tornou uma grande referência para meninas gordas.
Perfil: MEL SOARES
Ela é uma influencer negra e gorda que possui um conteúdo de moda, trazendo várias dicas de como achar o seu próprio estilo. Assim quebrando uma grande barreira que a sociedade colocou ditando o que pessoas gordas devem ou não vestir e fazer.
Perfil: BETA BOECHAT
Beta é uma pessoa não binária gorda, tem um conteúdo super importante sobre a aceitação do corpo gordo e sobre a comunidade queer, trazendo isso tanto de forma mais séria e informativa, quanto de forma mais descontraída com vídeos de comédia.
Perfil: CAIO REVELA
Caio é um criador de conteúdo gordo, tem conteúdos de dança, a gordofobia da sociedade e também sobre a comunidade queer, já que é uma drag queen.
Comentarios