RACISMO
- Projeto Brio
- 17 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Colorismo
Pode ser que você já tenha se perguntado: “Eu sou negro ou branco?” “Porque as pessoas de pele mais clara são mais aceitas?” “Porque parece que quanto mais escuro a pessoa é, mais racismo ela sofre?”.
Essas não são perguntas que só estão na sua cabeça. Muitas outras pessoas fazem essa pergunta diariamente. Muitas dessas dúvidas surgem quando estamos assistindo televisão, por exemplo, pois as pessoas de pele mais clara, na maioria das vezes, têm os principais papéis. Essas perguntas e esse exemplo tem um nome: Colorismo.
Podcast-
Nesse podcast você ouvirá quatro mulheres falando sobre como cada uma lidou com o colorismo em suas vidas, clique aqui e saiba mais.
YouTube- Vídeos
Para iniciarmos este assunto tão importante, indicaremos alguns vídeos que falam um pouco mais sobre colorismo, e como ele afeta a vida de pessoas negras .
Aqui você conhecerá de perto como é o processo de autoconhecimento e pesquisa pode transformar sua forma de se enxergar e sua visão de mundo. E como, a partir do seu tom de pele, você pode se ver e ser tratado.
Você também percebe que as vivências variam de pessoa pra pessoa. Tanto no seu individual, quanto no social. Há pessoas que se sentem mais oprimidas e outras que nem tanto, então essas vivências realmente variam!
É importante refletir o quanto o colorismo impacta a nossa sociedade.
Colorismo, ser negro e os 3 mitos da mulher negra- No vídeo a Nátaly Neri fala sobre colorismo. O que seria ser ou não ser negro no Brasil. Ela também aborda a questão do pardo e os três mitos da mulher negra. Confira o link.
O pardo é negro? - Colorismo, Passabilidade, Eugenia: O que é ser negro de pele clara no Brasil- Sabemos que o termo “pardo” é um pouco polêmico, não acha?
No vídeo, Spartakus traz a temática: "O pardo é negro?", Colorismo e muito mais. Também fala sobre sua vivência como negro de pele clara. Confira o link.
COLORISMO: VAMOS FALAR SOBRE ISSO!- Lívia Teodoro fala sobre o colorismo, e aborda os assuntos como, sobre a diferença do acesso das pessoas com pele negras claras e pessoas com pele negras escuras! “Quanto mais escuro você é, mais racismo sofre”. Confira o link.
Djamila Ribeiro sobre colorismo: " A experiência da negritude não é universal"- Em uma entrevista no “Roda Viva", Djamila Ribeiro , conta sobre um livro em que “Alessandra Device” escreve, se tratando do tema colorismo. A mesma fala também que muitas pessoas ainda não sabem que são negras, e que isso é fundamental para as pessoas no Brasil, para que se entendam como pessoas negras! Isso é importantíssimo, pois a escravidão no brasil gerou muitas consequências, e uma delas foi não se reconhecer como indivíduo negro. Confira o link.
COLORISMO X RACISMO: entenda a discriminação da cor de pele | consciência negra- No vídeo, Anna Flávia explica o que é colorismo, como ele acontece e a diferença de colorismo e inserção. Confira o link.
YouTube- Canais
Abaixo, indicamos um canal do YouTube com assuntos diversos.. Não apenas de racismo, mas reflexões e vivências e muito conhecimento. Temos certeza que você vai se identificar!
CANAL: CHAVOSO DA USP
É maravilhoso quando encontramos alguém que não conhecemos, mas tem as mesmas vivências e visões de mundo do que a nossa, não acha? Inúmeras pessoas se identificam com o Chavoso da USP e seus conteúdos. Sabemos que o conhecimento abre portas, e o Chavoso sempre ressalta isso em suas redes sociais e no seu canal do YouTube. Se você quer ter mais conhecimento e informação, saiba que você está no canal certo!
Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP. Traz temáticas importantíssimas como negritude, movimentos, suas experiências como universitário de uma faculdade elitizada e etc. Conteúdo, representatividade você encontra aqui!
Quem realmente é negro no Brasil? Será que é apenas quem tem pele escura? Chavoso da USP discute esta temática tão importante. Que afeta a vida de diversas pessoas negras. Clique aqui para seguir ao vídeo sugerido.
Instagram- páginas e perfis
Abaixo indicamos o Instagram de uma das pessoas que falam sobre colorismo.
Perfil: NÁTALY NERI
Criadora de conteúdo digital e fala sobre diversos assuntos e não só colorismo, como cabelo.
Commentaires